quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Confrontando os seus medos

"Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, amor e moderação" 
                                                                                                   2ªTm. 1:7

O medo é algo que todo ser humano já experimentou e irá experimentar toda vez que viver algo novo, como um novo emprego, um novo relacionamento ou uma nova estratégia de investimentos. É importante analisar que sentir medo não é sinal de fraqueza e sim humano, em algumas situações o medo nos ajuda porque em alguns casos livra o indivíduo de situações que podem trazer problemas e até mesmo risco a vida, porém o medo se torna um problema quando paralisa o homem, o impedindo de arriscar para crescer.
Na vida cristã o medo, também, pode nos prejudicar ou nos ajudar. Quando deixamos de pecar porque temos medo de desagradar a Deus é algo bom, mas quando o medo paralisa o cristão na caminhada, fazendo duvidar da ação de Deus e Suas promessas, faz com que a insegurança seja gerada e, assim, impede o crente de receber com fé a Palavra que Deus tem dado. É importante ter em mente que se o cristão desejar crescer em intimidade e conhecimento de Deus precisa vencer o medo que o impede a caminhada, pois caso o contrário nunca terá êxito enquanto continuar cedendo ao medo.
Há uma história interessante: "Certo turista estava dirigindo pelo campo quando viu um velho fazendeiro sentado em uma cadeira de balanço em sua varanda. Atrás da sua sede da fazenda havia setenta e cinco acres de terra. O turista perguntou 'Esta terra é sua?' 'É', respondeu o fazendeiro. Então o turista continuou 'bem, o que o senhor está fazendo com ela? Está pensando em plantar algodão?', 'Não, tenho medo que o gorgulho o coma" respondeu o fazendeiro, 'E milho?' o turista perguntou, 'Não, tenho medo que o gafanhoto o coma' o fazendeiro respondeu, 'bem... que tal criar gado então?', continuou a perguntar o turista, O fazendeiro respondeu 'tenho medo que o preço da carne caia', 'Então o que o senhor vai fazer com toda essa terra de primeira?' o turista curioso perguntou, 'Nada ... prefiro não me arriscar.' respondeu o fazendeiro.". Existe muitas pessoas que se sentem como esse fazendeiro da ilustração; E quando o cristão opta  por não arriscar na vida, no seu ministério, o seu potencial para o sucesso é como aquela terra devastada e estéril. 
É importante ter consciência que enquanto o medo governar a nossa vida, nunca iremos nos levantar pela fé e cumprir o que Deus deseja para Sua Obra ou para nossa vida. E bíblia diz que "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb. 11:6). Todos nós experimentamos o medo que nos faz querer recuar, mas somente aqueles que o vencem experimentam o crescimento como pessoa, como servo de Deus ... numa intimidade cada vez maior com Deus. 
Enfim, o medo existe ... confrontá-los, com discernimento e sabedoria, é importante para derrotá-los e, assim, não permitir que ele o controle. O ministério do Evangelho não tem espaço para um "espírito tímido" e sem entusiasmo e por isso devemos tomar posse do que Deus nos abençoou, com o Espírito de poder ... amor... moderação.

"E eu rogarei ao pai, e Ele vos dará outro ajudador, para que fique convosco para sempre. A saber, o espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós." Jo. 14:16,17

Nenhum comentário:

Postar um comentário