segunda-feira, 28 de março de 2011

O propósito de Deus na vida do homem

 “Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” – Jo 6:29
Crer verdadeiramente em Cristo e na obra da redenção, é básico e fundamental. Esta é a primeira atitude que agrada a Deus e faz parte do propósito principal do plano de Deus para o homem.
Jesus pregou o Reino de Deus com operação de sinais e prodígios, com vistas ao convencimento dos ouvintes e por compaixão dos que estavam sofrendo.
→ Mas o propósito principal é a crença verdadeira.
O Evangelho de João 7:38 diz: “Quem crer em mim como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”
No propósito principal está incluso a descida do Espírito Santo. O homem convertido tem em si essa maravilhosa presença de Deus, a pessoa do Espírito Santo.
É o Espírito Santo que  dá poder para vencer! “Faça-se a Tua Vontade!” e para cumprir os propósitos de Deus para nossa vida.
Ele convence, inspira e dá alegria ao homem para fazer uma obra sobrenatural pela fé, sendo, assim, visível o Seu direcionamento numa sabedoria única na pregação e da Sua Palavra.
A vontade de Deus para o homem convertido a Jesus Cristo é que ele cresça no conhecimento de Cristo, e que seja cheio do Espírito Santo, para executar a sua obra, ou seja,Testemunhar a respeito d’Ele e da Sua obra, promovendo a divulgação do Evangelho.
Atos 1:8 diz:" ... e recebereis poder ao descer sobre vós o espírito Santo, e sereis minhas testemunhas...". Não há promessa de poder que não seja para servir.
Quando o Senhor prometeu o Espírito Santo aos seus seguidores tinha o propósito de dotar- lhes de capacidade para o serviço do Seu Reino.
Essa nova vida em Cristo é requerido do homem (chamado, então, de discípulo) um padrão de santidade para esse relacionamento. Veja as condições:
“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Eis a condição, vem como estar para mudar”. - Mt. 16:24
A vontade do homem, baseada em sentimentos humanos, não ajuda. O que importa é a vontade de Deus baseada no conhecimento da Sua Palavra.
A vida do convertido passa pela renúncia do “Eu” – sendo chamado de santificação, para Deus, e para executar a Sua obra.
Quando se fala de santidade na vida é possível lembrar do que o apóstolo Pedro recomenda: Obediência e confiança na provisão de Deus.
“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”. I Pedro 1:13-16
Uma vida de devoção: tempo para orar, tempo para estudar a Palavra e tempo para meditar. O seu devocional testificará a respeito de sua comunhão com Deus. Esta é a condição exigida pelo Senhor para nos habilitarmos a algo muito maior.
A pregação do Evangelho de Poder! Esta é a vontade de Deus para vida de todo aquele que nele crê.
A vontade de Deus para o meu ministério, como ceifeiro da sua seara.
Leia Ef. 4:11-12 - Após uma crença verdadeira, uma vida santificada para Deus, agora o exercício de ministérios. Aqui entra um forte chamado de Deus para os serviços do Seu Reino. Não despreze o chamado do Senhor!
Deus tem algo para todo servo d’Ele no Seu Reino.
 “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.- Mc. 16:15
Todos os ministérios exigem a presença do Espírito Santo! Numa pregação é Ele quem trás unção para a mensagem e convencimento para mudança de atitude do ouvinte.
Quem se dispõe ao serviço do Reino, tem a promessa do Senhor Jesus, da sua presença constante!
O Senhor Jesus garantiu que estaria presente todos os dias, até o fim!
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. - Mt 28:19-20
Esta promessa do Senhor é infalível. O Vocacionado pode confiar que o Senhor não o deixará só.
A vontade de Deus para o homem segue numa mesma linha de propósito para a humanidade. Que todos creiam no único Deus verdadeiro, JESUS, sejam salvos.
Mas para a concretização desse desejo de Deus para a humanidade (mesmo sabendo que o homem pecador é amante de si próprio) constitui num dos mais audaciosos projetos: Salvação. E este trabalho está nas mãos da Igreja, Jo 3.16; de proclamar a mensagem de salvação tornando o homem remido, resgatado, pelo sangue de Jesus. A Igreja existe no mundo para fazer o serviço de evangelização dos pecadores e estes serem salvos. Missão é a palavra em todos os meios e em todo o tempo.
A Igreja pregando o Evangelho genuíno gera no indivíduo, com a ação do Espírito Santo, uma vida consagrada aos propósitos que Deus tem para ele. A Santificação da vida exclusivamente para Deus.
Portanto, Ascende no indivíduo o chamado vocacional para o serviço sacerdotal, no seu Reino – Ele se torna um servo. A maior graduação do Reino.
Não há, na face da terra, nenhum outro serviço que se possa comparar ao exercício do sacerdócio, motivado pelo amor.
A Pregação do Evangelho e os Serviços resultantes dessa pregação nada se comparam, não tem preço, é inegociável.
Não é por à caso que o Senhor promete estar presente durante o serviço da pregação do evangelho.

Fica-se algumas perguntas para reflexão:
- Como Tem sido nosso desempenho na grande seara do nosso Deus?
- Qual tem sido nosso testemunho de Cristo, como participante do Seu Reino, neste mundo?
- Estamos dispostos a mudar para melhorar nossa conduta de cristão? 


Venha o Teu Reino Senhor! Faça-se a Tua vontade!

4 comentários:

  1. Amém!
    Como é bom saber, ver e sentir que Deus te usa como ferramenta para a divulgação do seu Reino, que Deus te abençoe solzinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. SOL, VC É BENÇÃO DE DEUS, CONTINUE DEIXANDO SER USADA POR ELE. ESPERO QUE ESTEJA CONOSCO NO PROJETO MISSIONÁRIO AQUI NA FLORESTINA. BJS DA CLAUDINHA

    ResponderExcluir