quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Missio Dei e a Igreja


É bem claro que Deus é o sujeito ativo da missão. Deus o pai enviou seu Filho, e ambos enviaram o Espírito Santo. A trindade envia a igreja  para cumprir a tarefa de Grande Comissão. Ou seja, Pai, Filho e o Espírito Santo enviando a Igreja pelo mundo.
A Igreja inserida na Missio Dei (Missão de Deus) é uma remetente e ao mesmo tempo remetida numa ação visionária e objetiva de propagar o Evangelho da Salvação.
Deus é um Deus missionário. Compreende-se a missão como um movimento de Deus em direção ao mundo; a Igreja é vista como um instrumento para essa missão. "Participar da missão é participar do movimento de amor de Deus para com as pessoas, visto que Deus é a fonte de amor que envia" (Bosch).
A missão da Igreja não tem vida própria, pois só nas mãos de Deus que envia pode-se denominá-la verdadeiramente de missão. As atividades missionárias só são verdadeiras quando refletem a participação na missão de Deus. A Missio Dei é o Deus ativo, que age tanto na Igreja quanto no mundo e na qual a Igreja tem o privilégio de poder participar como instrumento.
  • A responsabilidade missionária da Igreja
Muitos de nós dizemos que "amamos ao Senhor"; que "Ele é tudo de bom que temos"; e também que "Nós o amamos e por Ele entregamos a nossa vida". Entretanto, existe algo no coração de Deus que nem sempre está no coração dos filhos de Deus: o amor pelos perdidos. 
Deus é amor, e o amor de Deus está sobre os perdidos. Missões está no coração de Deus! 
É impossível deixar de citar uma frase de David Livingstone: "Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário." E assim Jesus teve seguidores e fez deles missionários. A Igreja do Senhor foi edificada no propósito de proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. É preciso envolvimento e compromisso com a Obra do Senhor. É preciso trabalhar com amor, pois existe missões porque Deus ama as pessoas.
Missões não é um dom, é uma responsabilidade de amor da qual a Igreja (você e eu) não pode ficar de fora.
O coração de Deus é um coração missionário, a obra missionária está no coração de Deus. Mas está no seu?

4 comentários:

  1. Amém!
    Deus realmente deu o seu melhor por nós, Ele mesmo nos deu e o seu filho e nós o que temos feito para agradecer esse tão grande amor?
    Sol, que Deus continue te usando, filha amada do Pai.
    Te amamos, vi.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!=)
    Menina Deus te abençoei muito,que realmente cumpra os desejos do coração dele na tua vida viu amiga!
    Fica com Deus Ex Estagiaria rsrsrs,agora missionária do senhor!
    Te amo muito
    JúH!

    ResponderExcluir
  3. Fico cada dia mais entusiasmado com o que Deus faz. Estou sem palavras para dizer, pois qualquer coisa que eu diga ainda será pouco comparado com o que Deus tem feito em sua vida.Posso dizer que sou o tio mais feliz, por saber que missões está no teu coração. Sou grato a Deus pela sua vida e pela resposta que você tem dado para Ele. Continue firme mesmo que venham as tempestades. Lembre-se de José do Egito. Te amo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sol, irmãzinha amada, a seara é grande e poucos são os ceifeiros. Que o amor por missões e pelas almas perdidas continue ardendo em seu coração!!!
    Bjs!
    Márcia Carvalho

    ResponderExcluir