sexta-feira, 26 de julho de 2013

Evangelizar sempre, mas discipular é fundamental.

"E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo para que não mais sejamos como meninos, agitado de um lado para o outro e levados oa redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o Corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor". Ef. 4:11-16

A expansão do Evangelho no primeiro século foi surpreendente. Os primeiros discípulos obedeceram o mando do Senhor de ir a todo o mundo, pregando e ensinando, e o fizeram ao ponto de levar seus contemporâneos a protestarem: "... Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui." - At.17:6. Como e por que aquele pequenino grupo (apenas 120 no dia de Pentecostes) cresceu na quela espantosa proporção e com tanto poder e intrepidez? É possível analisar que aqueles irmãos primitivos ganhadores de almas, não se satisfaziam apenas conseguir conversões. Exaltando um Cristo vivo, eles plantavam de tal modo nos novos convertidos as verdades de Deus, que estes se faziam, por sua vez, transformadores de vidas e de nações. Para eles, ser cristão significava ter um a relação vital com o Cristo ressurreto. Seu poder fluído através de suas vidas irresistíveis. 
E hoje? Inegavelmente o poder do Espírito Santo é o mesmo, mas não tem sido usado devidamente pela maioria dos Cristãos. 
O ensino constante e a preparação de crentes precisa ser levado a efeito como parte vital do ministério da igreja. A integração adequada é o método mais eficiente para levar crentes indiferentes e estéreis a viverem uma vida abundante e poderosa, que tenha Cristo o seu centro.
De acordo com padrões do Novo Testamento é visto que algumas "coisas" não é integração, como: Não é dar ao recém-batizado uma palavra de incentivo sobre a leitura da Bíblia, nem é enfatizar-lhe o imperativo da mordomia, por importantes que sejam essas coisas. Não é sobrecarregá-lo de panfletos e folhetos. Integração é mais do que conseguir que o novo crente seja assíduo aos cultos e se torne aluno da E.B.D.; é mais que lhe fazer repetidos convites para que participe das atividades da igreja. Tudo isto é importante, sem dúvida, mas não vai ao encontro do verdadeiro "fazei discípulos".
É visto no Novo Testamento que toda integração é dirigida no sentido das necessidades individuais. Através da pregação, do ensino, do treinamento da igreja, podem ser aplicados princípios de integração a grupos, mas sempre dentro do contexto da individualidade de cada membro do grupo. Nestes dias em que se pensa em termos de comunicação das massas e dinâmica de grupo em todos os níveis da estrutura social, deve ser constantemente enfatizado em nossas igrejas que o grande e negligenciado recurso para a evangelização é o leigo, o crente individualmente falando, mas o crente que tenha recebido cuidadosamente e convenientemente instrução bíblica e treinamento que garantem sua integração plena na vida da igreja, Ele é o melhor meio pelo qual a igreja pode atingir todo o seu campo com a mensagem da cruz.
"Os discípulos supervisionaram grupos bem mais diversificados do que o de Jesus, e precisaram fundir sua enorme variedade de interesses, personalidades, dons, problemas e opiniões." -  Bill Hull (Livro: A igreja que faz discípulos).
O processo de discipulado busca libertar pessoas, desenvolvê-las (fazendo-as que conheçam o seu Dom e ministério) e enviá-las, depois, para o campo da colheita.
É importante parar de pensar que discipulado é apenas estudo bíblico, compartilhar a fé e memorizar versículos. Assegurar o transporte à igreja e refeições quentes em períodos de crise é discipulado, porque ajuda as pessoas a se desenvolverem em Cristo. Tudo que leve alguém a crescer em Cristo pode ser chamado de discipulado, por essa razão colocar o fruto do Espírito em prática, ouvir e orientar a pessoa é muito importante e necessário.