quarta-feira, 24 de abril de 2013

Buscando a Justiça de Deus

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua JUSTIÇA, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" Mt. 6:33

O propósito da vida do verdadeiro cristão deve ser a busca do domínio de Deus em sua vida. Quem dá a Deus posição central de sua vida, gozará do Seu cuidado onipotente e eterno.  Além de ser uma busca pessoal, ter cada vez mais intimidade com Deus proporciona, também, conhecer Seus valores para estabelecer o Reino d’Ele pelo testemunho cristão. A busca deve ser tão intensa e tão persistente para que todos ao nosso redor sejam provocados a uma reação, ninguém ficará neutro! O poder de Deus haverá de mover os corações!
Jesus deixa claro em Sua Palavra sobre a busca de real valor, a busca do Reino de Deus, mas não se pode esquecer a busca da Sua justiça.
A palavra justiça tem várias aplicações. É interessante destacar dois sentidos deste termo que é considerado de grande relevância:
1º sentido - Justiça significa retidão, ou seja, característica de algo que corresponde ao padrão. Por exemplo: O que é uma "roupa justa"? É aquela que tem a medida exata. Não falta tecido, nem sobra. Nesse caso, o corpo é o padrão, ou modelo. A justiça diante de Deus é viver de acordo com a vontade dele, sem sobrar nem faltar. Difícil, não é? Entretanto, este é o alvo do verdadeiro cristão. É necessário estar sempre buscando agir da melhor forma possível, sem jamais desistir e não pensar que o pecado seja uma coisa normal e aceitável.
2º sentido - Justiça é dar a cada um o que, por direito, lhe cabe. É o que Jesus mandou: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" - Mt. 22:21. Justiça é dar a cada pessoa a recompensa devida pelos seus atos, sejam eles bons ou maus. Recompensar alguém pelos seus atos bons é algo que todos podem fazer (mas raramente fazem). Por outro lado, retribuir a alguém pelos seus atos maus pode ter ainda outros nomes: castigo ou vingança.
No âmbito espiritual, a justiça é exercida por Deus. Hoje, Sua justiça se manifesta através das consequências, boas ou más, que recebemos por nossas ações. Para fechar todas as pendências, a Bíblia nos aponta um dia futuro em que acontecerá o Juízo Final, quando cada um de nós comparecerá diante de Deus para receber a devida recompensa pelos seus atos. Naquele dia, só se salvarão aqueles que tiveram suas injustiças purificadas pelo sangue de Jesus e passaram a viver para a sua glória.
Quando refletimos sobre “buscar a justiça de Deus” é necessário ter em mente que é uma busca contínua de intimidade com o Mestre, algo que deve seguir o crente na sua vida diária.
“justiça e juízo são à base do teu trono, misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto”. Sl. 89:14
Sabemos que o caráter de Deus é formado de Santidade e Justiça, pois sobre esta verdade está estabelecido o seu Reino. A justiça que Jesus ensina no sermão do monte é a justiça do Seu Reino e não justiça dos homens. Em Mt. 5.20  Jesus mostra claramente que a nossa justiça não deve ser igual a dos escribas e fariseus, pois com esta justiça levaram Jesus a morte. É necessário ter plena consciência que na justiça de Deus não há erros, não há injustiça. É por esse motivo que todo aquele que busca o Reino de Deus têm que ter fome da justiça de Deus, não segundo a justiça que a TV tem mostrado para sociedade. E muitos homens por falta de vigilância estão concordando com a falsa justiça que este reino tem apresentado como certa, em que pessoas tem se levantado dizendo que estão fazendo justiça com as próprias mãos ao eliminar aqueles que julgam estarem errados.
Termos fome e sede de justiça é clamarmos ao nosso Deus e pedir a Ele sua misericórdia aos que ainda não conhecem a sua verdade. Devemos sempre lembrar que Deus não julga ninguém segundo a justiça dos homens, pois em Is. 64.6 diz que “todos nós somos imundos, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia”.
Não se pode esquecer que hipocrisia e ansiedade são pecados. Se praticarmos a verdadeira justiça do Reino, evitaremos esses pecados e viveremos verdadeiramente para a glória de Deus. É triste quando não praticamos essa verdade. Mas o cristão que decide viver de acordo com Mateus 6:33 dá um testemunho maravilhoso para o mundo!