quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mesmo sem entender, continuo confiando em Deus

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" - Provérbios 3:5                                                                                              


“Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta. Deus deu-lhe um cacto e uma larva. O homem ficou triste, pois não entendeu o porquê do seu pedido vir errado. Pensou que talvez o Senhor tivesse se enganado na hora da entrega dos pedidos. Também, com tanta gente para atender... Resolveu não questionar.
Passaram-se alguns dias e o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido. E qual não foi a sua surpresa quando viu que do espinhoso e feio cacto, nascera a mais bela das flores. A horrível larva transformara-se em uma belíssima borboleta."

Essa história serve para percebermos que quando não entendemos o porquê de coisas que nos acontecem é porque não estamos percebendo o recado de Deus! A maneira dele agir nem sempre é compreendida. Às vezes, é preciso paciência, carinho e compreensão, pois até os cactos e as larvas se transformam em lindos presentes da natureza.
Na vida ocorre situações que não entendemos e, então, recorremos a Palavra de Deus que nos conforta, mas a circunstância deixa nossa nossa visão turva e há a necessidade de resposta, porque os questionamentos surgem - não digo murmuração, mas o querer entender o que acontece em nossa volta. Muitos crentes acham que não devemos perguntar a Deus certas situações que vivemos, mas é visto que Deus nos quer mais íntimos dele a cada dia, e qual é a pessoa que não pergunta ao seu melhor amigo certas situações vividas para melhor compreender se é ele o errado e assim corrigir seus passos na vida?
O entendimento do ser humano é completamente limitado, pois tem como base os fatos que estão acontecendo e o máximo que podemos fazer é tomar decisões a partir deles e, pior, sem a menor certeza de que essas decisões sejam as mais acertadas, na medida em que muitas vezes achamos que estamos entendendo todas as coisas e, infelizmente, não estamos, porque nem tudo é o que parece.
O importante diante de qualquer situação é crer que Deus está no controle, vivendo cada dia diante de um aprendizado de Deus, mesmo sem entender devemos ter em mente que há algo que Ele deseja que cresçamos como pessoa, como servo (a) de Deus, como profissional, ou seja, em alguma área da vida do ser humano é necessário que a "mão de Deus" faça a correção do que Ele quer que seja melhor para esse homem/mulher.
Às vezes durante essa árdua caminhada já começamos a entender em que Deus está trabalhando, mas muitas das vezes só entendemos no final (ou próximo ao fim). O que precisa ficar claro é que nem sempre conseguiremos entender tudo o que acontece a nossa volta e existem determinadas situações que não conseguiremos controlar, simplesmente porque não estão ao nosso alcance as suas soluções.
Quando Samuel foi à casa de Jessé, cumprindo uma determinação do Senhor com a missão de ungir um dos filhos daquele homem que já tinha sido escolhido por Deus para ser rei de Israel, a sua primeira impressão foi que o escolhido teria sido Eliabe, porém ouviu como resposta à sua intenção de que não se impressionasse com a aparência nem com a altura dele, porque Ele, o Senhor, não julga os homens pela aparência e sim pelo coração, por isso o selecionado não era aquele.
Se Deus não intervisse e deixasse por conta de Samuel essa tarefa, o que teria acontecido é que o seu padrão de julgamento equivocado teria levado para tão importante cargo o homem errado, ou seja, Samuel tomaria a decisão em cima de determinadas variáveis que, em sua opinião, eram as acertadas, porém não eram. Certamente o fato de Saul ser um homem bonito e alto, ter uma ótima aparência levou a Samuel a ter como parâmetro para rei um homem assim, porém ele não tinha a menor ideia de como era Eliabe em seu íntimo.
Somente Deus tem o controle de todas as coisas e, muito embora, achemos muitas e muitas vezes que estamos sozinhos, não estamos, Ele conhece cada um de nós de forma pessoal e, no tempo determinado, no tempo certo, acalmará o vento forte e poderemos viver a calmaria que Ele irá nos proporcionar.
Portanto, seja qual for o problema, devemos confiar naquele que nunca falha e que jamais deixou de cumprir uma promessa sequer. Nunca devemos esquecer que os nossos padrões de julgamento somente levam consideração à aparência e não conseguem enxergar aquilo que está acontecendo nas entranhas das situações.