sábado, 28 de julho de 2012

Simplesmente servo


“Ninguém ma tira de mim, mas eu mesmo a dou; tenho autoridade para dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” – Jo 10:18

Falar sobre ser servo somos levados a pensar e refletir sobre Jesus, o nosso Mestre. A principal função que nosso Mestre Jesus veio cumprir na terra, servir ao Pai. Ele não fez isso por obrigação, não foi forçado a se dar, pelo contrário, Ele se deu, se entregou. Somos privilegiados! Deus, em Seu grande amor e graça, nos chamou para uma função extraordinária, de pregar o evangelho a todos os povos. O mais interessante nisto é que também somos alvos dessa pregação o tempo todo, desde que tomamos a decisão de viver a Palavra de Deus por meio de Cristo, até a Sua volta ou até que Ele nos tome para Si. A conversão ao Evangelho nos torna cada vez mais dependente de Deus, em todo o tempo, mesmo quando pregamos para alguém onde ninguém nos vê (exceto o próprio Deus).
Jesus veio ao mundo como um Servo, portanto a Palavra de Deus nos exorta em Filipenses 2: 5-7
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus não se usurpou o ser igual a Deus; antes, a sim mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz."
Ao analisar o meio cristão em nossos dias, infelizmente, podemos ver que grande parte dos cristãos não tem voltado o coração para essa mensagem, principalmente em se tratando a respeito da área de louvor e adoração, alguns por não a conhecê-la e outros por não querer renunciar as próprias vontades para viver a vontade de Deus. A tendência que se tem em relação à área de artes na igreja hoje é o trabalho de fazer com que as pessoas em pouco tempo tenham "um ministério bem sucedido". O que seria então um ministério bem sucedido? Se o significado da palavra ministério é serviço, então ter um ministério bem sucedido significa: ser atuante no serviço a Deus e as outras pessoas, em amor e compaixão.
O principal modelo e fundamento de ministério/serviço da igreja é a vida do próprio Jesus.
No evangelho de João capítulo 13, Jesus nos dá uma lição de como devemos agir sendo discípulos Dele, em meio a este mundo de tanta disputa, pessoas querendo ser melhores que as outras em tudo, menosprezando o seu próximo pela aparência ou personalidade (imagine perante ao próprio Jesus aqui na Terra, pois Ele não tinha formosura ... – Isaías 53). O maior alvo de Jesus foi nos ensinar a servir.
"Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes."
Com base neste texto, descobrimos que o caminho para uma vida verdadeira de adoração é servir por amar. Não adianta também sermos aqueles que fazem de tudo na igreja se nosso coração não estiver no amor de Cristo. Ele serviu por amar, nós como discípulos dele devemos fazer o mesmo.
Diante de tantas circunstâncias ao nosso redor, ainda podemos voltar nosso coração ao propósito original de Deus, sermos servos uns dos outros. Que tenhamos a consciência de que ser servo é promoção! É crescer para baixo, crescer em raízes em Deus.
Deixemos que Deus transforme nossa mente, de maneira que fiquemos mais parecidos com Cristo, e que isso seja o nosso principal alvo, ser como Ele e sermos canais para gerar discípulos semelhantes a Ele. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Relacionamento com Deus = Crentes Transformados

Meditando sobre o que Paulo fala em sua carta aos romanos nos capítulos 12 e 13, é visto que ele se concentra em “relacionamentos”. Mas nesse artigo somente abordarei o capítulo 12:1-16 qual fala sobre o relacionamento com Deus e com o próximo (cristão), mas profundamente da transformação que é gerada nesse relacionamento. Transformação é uma palavra chave na vida de cada pessoa que se identifica como seguidora de Jesus Cristo. As nossas igrejas estão cheias de simpatizantes e admiradores dos ensinamentos de Jesus, porém com tristeza vemos muitos crentes viverem de forma bem distante e diferente da proposta de Jesus. A transformação de que fala a bíblia é uma condição inegociável para o cristão, ela é ampla e global, é renovação da mente, é a mente da pessoa que controla sua vida, que determina suas ações, seu procedimento, por isso a bíblia diz que a renovação, a mudança, a transformação precisa acontecer na mente.
Há muitos pensamentos errados sobre transformação:
1. Transformação não é somente ir a igreja em todas as reuniões, participar dos cultos, andar com a bíblia e dizer "sou crente".
2. Transformação não é somente deixar de fumar, beber, jogar e outras coisas similares.
3. Transformação não é somente falar do que Jesus faz ou pode fazer; Mas viver uma vida cristã (a vida cristã é diária).
4. Transformação não é somente deixar de andar em companhia de pessoas marginalizadas pela sociedade; Mas devemos permitir que elas se aproximassem de nós que somos luz. 


Com certeza esses atos isolados não mostram uma verdadeira transformação, é preciso muito mais. “Se a vossa justiça não exceder em muito os escribas e fariseus de modo algum entrareis no reino de Deus” - Mt. 5:20. É visto que há muita gente que necessita de uma real e verdadeira transformação.
A falta de uma vida verdadeiramente transformada tem impedido muitas pessoas de se aproximarem do evangelho de Jesus Cristo. Nos últimos anos se têm visto o cristão desacreditado em suas palavras devido à atitude dos que se dizem crentes e pregam o Evangelho que notoriamente não vivem. Cada dia a passagem de Mt.7:22,23 se torna mais clara, mas isso não justifica uma atitude de conformismo e sim de compaixão e oração por esses.
A força do evangelho está na transformação que ele produz; precisamos nos libertar do velho homem com todos os seus resquícios e sermos revestidos de uma nova vida. Imagine uma esposa que diz para o seu marido - “Eu, agora sou crente, vou à igreja, leio a bíblia, sou diferente.”, mas continua a brigar com o marido por tudo, a falar mal da vizinha, e ainda diz para o marido você precisa se converter. Que exemplo esse marido tem da esposa? Que evangelho é esse? Pensamos em um filho que vai a todas as reuniões da igreja, é líder dos jovens ou dos adolescentes, mas em casa é respondão, briguento, é grosseiro, não respeita os pais, quando você acha que os pais ou os vizinhos desse jovem vão desejar aceitar esse Jesus pregado por ele? E o inverso também é verdadeiro, têm pais que oram anos a fio pelos seus filhos, porém nunca deram um testemunho que tenha provocado em seus filhos o desejo de servir ao mesmo Deus que eles. Que dizem os colegas de trabalho de um crente mal humorado, que nunca está pronto pra ajudar ninguém, que prega “bonito” uma mensagem da Bíblia, mas vive o contrário do que fala... essa pessoa está transformada só porque vai à igreja? Alguém vai desejar conhecer o Jesus dessa pessoa. O que dizer do crente que escandaliza os novos convertidos, pois falam mal, e às vezes até criam barreiras entre os irmãos, como será o Jesus dessa pessoa. “Aquele que diz está nele deve andar como ele andou” - I João 2:6
O mais difícil é que tem pessoas que se acostumaram a ser assim, e acham que não tem nada demais, porém fazem mal para si e para os outros. Não estamos falando que podemos viver sem pecar, pois isso é impossível enquanto estivermos aqui na terra.
Transformai-vos, essa é ordem de Jesus para a vida de todo aquele que é (realmente) nascido de novo.
Transformai o vosso modo de pensar, de falar e de agir, com certeza as pessoas verão a diferença e quando veem está diferença diz: “verdadeiramente o evangelho transforma”.
Está em nossas mãos fazer a diferença. Como é bom ouvirmos de um pai ou uma mãe “o meu filho é outro desde que entrou na igreja, desde que aceitou Jesus.”
Quantas esposas podem dizer: “foi o testemunho do meu marido, que me trouxe a Jesus”.
O mundo quer ver Jesus em nós, nas nossas palavras, mas principalmente em nossos atos. Não afastar pessoas de Jesus, ser um crente transformado é ser diferente, refletindo sempre os próprios atos. Ame, perdoe, ajude, coopere, compreenda, chore com aqueles que choram, buscar pelo que é justo (Mt 6:33), ganhar vidas pra Jesus, entregar a vida para Jesus.