sábado, 26 de novembro de 2011

Saindo do seu casulo

“Uma vez uma menina encontrou um casulo pendurado em um galho. Ela levou para seu quarto e colocou-o em uma jarra, esperando um dia para ver uma borboleta emergir. Um dia, ela viu a borboleta dentro do casulo tentando sair. A borboleta foi lutando e tentando sair da abertura feita para sair do casulo. A menina observando aquela cena decidiu ajudar o pobre inseto a sair por aquele caminho tão apertado, numa boa intenção ela, com muito cuidado, abriu mais a fenda do casulo. Depois disso, a borboleta foi capaz de facilmente sair. Mas, uma coisa estranha aconteceu ... em vez de espalhar duas belas asas, a borboleta teve duas murchas, enrugadas, feias e inúteis asas penduradas ao seu lado. Por quê isso?  Deus projetou a borboleta e seu casulo para que no ato de sua saída dessa nova fase que se iniciava a abertura apertada tem como objetivo endireitar e fortalecer suas asas. Portanto, sem a pressão da abertura apertada estreita, a borboleta teve roubada a beleza de suas asas, e o mais importante, dela foi roubada a habilidade de voar para os céus, à ela foi condenada uma vida de andar no chão!”

Olhando para nós é visto que precisamos sair do casulo que muitas das vezes criamos, para uma transformação. Mas como temos esperado sair desse casulo, que muitas das vezes são criados pelas circunstâncias que nos cercam? Saímos sozinhos ou temos recebidos “ajudas” qual não há necessidade, porque para um bom aprendizado é necessário o esforço, a luta, as bofetadas para sairmos dentre desse casulo com nossas belas asas habilitadas, não só na beleza, mas para fazer o que é importante ... voar e como conseqüência ser o agente polinizador, porque sem esse feito, para qual foi criada por Deus, haveria prejuízo na flora e por consequência na fauna.
Lendo II Coríntios 12:1-10, Paulo nos diz por que ele foi capaz de voar acima das “cabeças” de outros crentes no seu tempo. Ele diz nos transmite na Palavra que era a dor e os sofrimentos que ele suportou que lhe deu o poder com Deus apreciado. “Não é conveniente para mim, sem dúvida, para a glória. Eu passarei às visões e revelações do Senhor. Eu conheci um homem em Cristo acima de 14 anos atrás, (se no corpo, eu não posso dizer, ou se fora do corpo, eu não posso dizer: Deus sabe;) um tal arrebatado ao terceiro céu. E eu sabia que um tal homem (se no corpo ou fora do corpo, eu não posso dizer: Deus o sabe;) Que ele foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. De um tal me gloriarei: ainda de mim mesmo eu não glória, mas nas minhas fraquezas. Por que eu desejaria para a glória, eu não serei um idiota, porque eu vou dizer a verdade: mas agora me cale, para que nenhum homem deve pensar de mim além do que ele vê que eu seja, ou o que ele ouve de mim. E para que eu não deveria ser exaltado acima da medida com a abundância das revelações, foi-me dado um espinho na carne, mensageiro de Satanás para me esbofetear, para que eu não deveria ser exaltado acima da medida. Para esta coisa pedi ao Senhor três vezes, que o afastasse de mim. E ele me disse: A minha graça te basta, porque: o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo: Porque quando estou fraco, então sou forte.”
Ao olharmos para esta passagem, é necessário falar sobre as bofetadas que Paulo menciona. Vê-se o que este homem resistiu e, assim, ensina muito sobre os problemas, sofrimentos e provações da nossa própria vida. É possível aprender aqui nos dando a capacidade de subir acima da vida cristã comum. Assim como a borboleta, citada na ilustração, perceberemos que as provações e os sofrimentos da vida vai refinar e preparar-nos para tomar o vôo para a glória de Deus. Olhamos para esta passagem como nós pensamos um pouco sobre este pensamento: Bênçãos sem bofetadas? É possível? Permita-me mostrar os benefícios que podem sair das dificuldades em sua vida!
Paulo fala sobre a natureza do julgamento que ele sofreu pelas duas palavras que ele usa para descrevê-la: espinho e bofetada. Qual era a natureza do espinho de Paulo? Ninguém sabe ao certo, mas tem sido sugerido que Paulo sofria de uma doença nos olhos de algum tipo - Gal,. 06:11; sabemos que a presença do corpo estava um pouco fraco - 2 Coríntios. 10:10; Alguns têm sugerido que o espinho de Paulo era a malária, epilepsia, ou alguma outra aflição física. Ninguém sabe ao certo, mas o que quer que fosse, tornou a tarefa de pregar e ministrar às igrejas muito mais difícil para Paulo. Uma coisa que sabemos com certeza sobre o espinho de Paulo é esta: ele pode ter sido realizado por Satanás, mas foi permitido por Deus! É importante ter em mente que o que quer que fosse que atingiu este grande pregador, fazia parte do plano de Deus para sua vida. Para moldá-lo, para fortalecê-lo.
  • É importante ter consciência que na verdade, estamos todos indo para experimentar muitos períodos de espinhos e bofetadas na vida. Ninguém gosta, mas eles são parte da experiência humana, Jó 14:01; Eclesiastes 02:23. Quando os espinhos nos perfuram e as bofetadas abalam nossa fundação, é preciso lembrar que nada pode tocar a vida do servo de Deus se não faz parte do plano de Deus para nós, Rom. 8:28.

É visto na Palavra que o espinho de Paulo era "na carne", assolou seu homem físico.   Muitas vezes, os espinhos e bofetadas nesta vida vai se manifestar no mundo físico, por doença e outras formas de sofrimento físico, em outros momentos será a dor emocional, tais como solidão, depressão e desgosto, às vezes os espinhos serão de natureza espiritual como santidade, opressão (batalha espiritual). É necessário entender que o sofrimento pode vir em muitas formas. Podemos ser feridos em muitos níveis, nem todos que são visíveis a olho nu.  Não devemos nos surpreender com a forma como os espinhos da vida se manifestam (sabendo que é difícil essa compreensão, pois surgem de forma inesperada em sua maioria).
  • É importante entender que as coisas que podem ser chamadas a suportar, pode não ser mais em uma hora ou alguns dias. Algumas pessoas, por razões do próprio Deus, são dadas espinhos e bofetadas que parecem durar anos. Por quê isso?

Para Paulo, a pancadaria chegou a sua maneira de mantê-lo de ser "exaltado acima da medida". Esta frase significa "levantar-se acima de seu lugar". Por causa de todas as bênçãos Paulo tinha recebido, v. 1-6, e por causa de todas as maneiras poderosas em que Deus tinha usado ele, v. 7, havia o perigo que Paulo poderia tentar tirar toda a glória para si mesmo. Portanto, Deus deu a Paulo esse espinho na carne para regular essa carne, ela foi enviada para lembrar Paulo que este feito era a respeito de Deus e não sobre Paulo. Em outras palavras, ela foi enviada para manter Paulo humilde!
Devemos entender o porquê certos espinhos estão em nossa vida; devemos entender o que Deus quer transformar em nossa vida. Para que quando chegar a hora de sair do casulo, seja possível voar alto e fazer o que Deus deseja que seja feito.
Não podemos esquecer das pessoas próximas à nós que querem abrir o casulo, estragando tudo, e outras que ficam na torcida e admiração do milagre de Deus na saída da borboleta. Mas isso será assunto para o próximo artigo.